Quinta-Feira,
23 de Outubro
de 2014


Busca
Palavra chave




Design
Nova Onda
Comunicação
Ltda.


PHP Powered

 

anúncios
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Notícias

Depoimento de militar reacende polêmica sobre Operação Prato (parte 1)

Enviada por: Redação Vigília redacao@vigilia.com.br
Data: 10/02/1998 - Horário: 12h16min

Coronel reformado Uyrangê Bolívar Soares Nogueira de Hollanda Lima suicidou-se após ter revelado seu envolvimento na investigação ufológica desenvolvida pelo 1º Comando Aéreo Regional em Belém, no Pará



Coronel Uyrangê, em entrevista ao editor da Revista UFO, A. J. Gevaerd: revelações inéditas de operação realizada sob sigilo há 20 anos (cortesia: Revista UFO) (Click para ampliar)
Coronel Uyrangê, em entrevista ao editor da Revista UFO, A. J. Gevaerd: revelações inéditas de operação realizada sob sigilo há 20 anos (cortesia: Revista UFO)

 Ao cair da noite, a jovem está retornando à sua pequena casa nas cercanias menos habitadas da cidade de Belém, no Pará, Região Norte do país. No meio do caminho, nota o silêncio completo na vegetação que a cerca, de onde a vida deveriam estar se anunciando com o barulho dos insetos e pequenos animais. De repente, a luz amarelo-âmbar cruza o céu vindo do nada. A garota tenta correr mas a luz pára bem à sua frente. Num instante, o feixe de luz avermelhada parte do interior do objeto e atinge o seio esquerdo da garota. Totalmente sem reação e apavorada, ela cai desmaiada.

A cena fictícia que parece saída de um filme de Steven Spielberg foi baseada em fatos reais, e ganhou até um apelido: "chupa-chupa", devido ao fato de em muitas vitimas ter sido constatada anemia. Nos anos de 1977 e 1978 tornou-se tão comum no Norte brasileiro, sobretudo em regiões do Pará e Maranhão, que despertou a atenção do Ministério da Aeronáutica. Pelo menos assim garantiu o coronel reformado Uyrangê Bolívar Soares Nogueira de Hollanda Lima, que comandou de setembro de 77 a dezembro de 78 a Operação Prato, como foi chamada a manobra secreta da Força Aérea Brasileira (FAB) para investigar os estranhos fenômenos que estavam assustando a população naquela região. Um mês após suas revelações, no entanto, o coronel suicidou-se.

Misteriosas luzes sobre os céus da Amazônia: preocupação oficial (Click para ampliar)
Misteriosas luzes sobre os céus da Amazônia: preocupação oficial

 Hollanda já era conhecido no meio ufológico, tendo trocado contatos com diversos pesquisadores do Brasil e do exterior. Até então, no entanto, tinham sido contatos rápidos e em caráter sigiloso, sem a intenção de trazer a público as experiências de 77. O impulso para a decisão de revelar tudo aconteceu quando um antigo conhecido de Hollanda, o editor da Revista UFO (http://www.ufo.com.br), Ademar José Gevaerd, foi protagonista de uma reportagem veiculada no programa Fantástico, exibido pela Rede Globo de Televisão num domingo de agosto de 1997. Na reportagem, o editor foi citado como "maior caçador brasileiro de documentos oficiais sobre Ovnis".

Após ver a reportagem, o coronel tratou de reativar o contato com Gevaerd, a quem tinha conhecido pessoalmente em 1988, quando foi procurado no 1º COMAR na expectativa de que já à época falasse sobre a Operação Prato, o que, evidentemente, não aconteceu "Ele me ligou aqui na segunda-feira seguinte ao programa e resolveu se abrir", contou Gevaerd à Revista Vigília, mesclando um sentimento de alegria com escolha do coronel e tristeza com o falecimento do novo amigo.

Reformado desde 1992, Hollanda, aos 57 anos, não temia mais possíveis retaliações pelo que estava disposto a fazer e concordou, então, em revelar o que sabia. Rapidamente, Gevaerd e um co-editor da Revista UFO, Marco Antônio Petit, acionaram contatos com a reportagem do Fantástico e da Revista Manchete, os únicos veículos da grande imprensa que deram algum destaque à mais importante revelação ufológica no Brasil desde que surgiu a pesquisa.

Continua ->



<- Voltar
Site melhor visualizado em resolução 800x600
Alguns Direitos Reservados: Nova Onda Comunicação(cc)1996/2011
Publicidade


Últimas atualizações
08/08/2011: Portal/Revista Vigília participa do programa Conexão Astral, no RJ
08/08/2011: Programa de TV mostra como (e por quem) foi feito o "OVNI de Embu"
26/07/2011: Mecânico teria assumido autoria do OVNI de Embu das Artes
25/07/2011: OVNI chama a atenção dos moradores de Embu e outras cidades da Grande São Paulo
19/06/2011: I Encontro de Ufologia de Pocinhos – PB
24/05/2011: Especialistas britânicos garantem que nova "alien interview" é falsa
24/05/2011: Nova versão para queda de UFO em Roswell liga nazistas a soviéticos
20/05/2011: Grupo "Anonymous" planeja falsos alarmes de UFOs

Últimos comentários

Receba Novidades do Portal/Revista Vigília por e-mail

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.