Home Manchete Militar realmente disse que russos aprenderam a atrair OVNIs

Militar realmente disse que russos aprenderam a atrair OVNIs

543
2
COMPARTILHE
Russos garantem que conseguiam atrair UFOs. Só não tem certeza do que eram (Foto: Stux - Pixabay.com Licença CC)
Russos garantem que conseguiam atrair UFOs. Só não tem certeza do que eram (Foto: Stux - Pixabay.com Licença CC)
Russos garantem que conseguiam atrair UFOs. Só não têm certeza do que eram (Foto: Stux – Pixabay.com/Licença CC)

A notícia que está circulando de forma bombástica em alguns sites de mistérios e especializados de Ufologia informa que o oficial russo Vasily Yeremenko, um membro da Academia de Segurança, Defesa e da Ordem Pública da Federação Russa, ex-agente da KGB e major da reserva da Força Aérea Russa, teria dito que as forças militares de seu país sabem como atrair UFOs e OVNIs.

Embora os textos indiquem diferentes fontes, as declarações originais foram dadas ao portal de notícias online Pravda.ru (antigo Pravda Online), em matéria assinada por Svetlana Smetanina. O detalhe: a matéria original é de 20 de fevereiro de 2013  e passou desde então a ser replicada por diversas fontes, até ser reapresentada recentemente com a compilação de outras declarações igualmente polêmicas de supostos ex-oficiais das forças militares russas sobre OVNIs.

Mas de fato, Vasily Yeremenko garantiu, em 2013, que os militares russos tinham descoberto uma relação entre exercícios bélicos e o aparecimento dos OVNIs. “Uma coisa eu posso dizer: durante o experimento, nós aprendemos como atrair um UFO. Para conseguir isso, nós precisávamos aumentar drasticamente o número de voos de aviões de combate e a movimentação de equipamentos. Então os UFOs apareciam com uma probabilidade perto de 100%”, garantiu. Ainda segundo o militar, na maioria da vezes os objetos observados eram esferas luminosas.

Os experimentos a que ele se refere foram realizados nos anos 1980 e documentos sobre essas atividades constavam de um pacote de arquivos desclassificados pela Russia em 2013. Na década dos experimentos, Yeremenko fazia parte de uma divisão da KGB responsável por coletar informações de OVNIs. Segundo ele próprio, ao final dos experimentos, militares e cientistas que participaram chegaram a três conclusões principais. “Primeiro, parte dos avistamentos eram causados por algum fenômeno natural que a ciência ainda não podia explicar. Segundo, os avistamentos podiam ser causados por equipamentos de reconhecimento remotamente controlados por norte-americanos ou japoneses. E, por último, realmente podiam ser objetos extraterrestres”, avaliou.

As matérias da desclassificação (a maior parte de autoria de Svetlana Smetanina, que publicou o tema também no portal RBTH – Russia Beyond The Headlines) alertavam que de fato a pesquisa ufológica soviética tinha um viés de paranormalidade, o que chamou a atenção de sites brasileiros que, na época, já repercutiram o assunto.

O recente ressurgimento da história parece ter ocorrido depois que o site de teorias da conspiração Sparksterhubs requentou a antiga notícia, misturada com declarações da mesma época — mas relacionadas a uma abordagem diferente: a contribuição da Marinha Russa aos arquivos de pesquisas de OVNIs desclassificados. Também com base nas matérias da jornalista Smetanina, as reportagens apresentaram o ufólogo Vladimir Azhazha, credenciado como oficial aposentado da Marinha, que fez outra revelação bombástica: “cinquenta por cento dos encontros com UFOs estão ligados aos oceanos. Os outros cinquenta com lagos. Então, UFOs tendem a ficar na água”.

Segundo depoimento de militar, experiência russa mostra que UFOs tendem a ficar na água (Foto: Spinheike - Pixabay.com/ Licença CC)
Segundo depoimento de militar, experiência russa mostra que UFOs tendem a ficar na água (Foto: Spinheike – Pixabay.com/Licença CC)

2 COMENTÁRIOS

  1. acho meio complicado o fato, pois muitos o sabem que eles só aparecem quando querem ou que tenha algum benficio aos mesmos, sendo verossimel devam estar usando meios não convencionais, onde possa chamar atenção deles e não creio que seja bom para a humanidade

  2. Dizem que na 2 guerra toda tecnologia que a Alemanha possuía era fruto de parceria com os aliens, sinceramente não acredito em tudo que dizem mas que os governantes do mundo tem segredos a respeito desses ovnis, tenho certeza que sim.

Deixe um comentário