fbpx
Opinião

Meio século de incertezas

Compartilhe:

A Ufologia, desde que o homem começou a ver fenômenos estranhos nos céus, instiga a imaginação da humanidade. Tidos como deuses salvadores pelos fanáticos, ou como erros de interpretação (e boa parte é mesmo!) e ilusões coletivas pelos céticos, o fato é que os UFOs venceram a barreira de meio século sem deixar qualquer certeza.
É assim, na maioria das vezes colocado numa ponta ou na outra desses dois extremos, que o fenômeno persiste em ser fotografado, filmado e relatado.
De marginalizado pela grande imprensa, estamos começando a vê-lo transformar-se numa das fontes preferidas de notícias. No rastro do sucesso alcançado pelo filme Independence Day, Hollywood prepara uma enxurrada de novas produções sobre o tema.
Mas trabalhando entre a fantasia e a realidade, existe um grupo de pessoas que dedicam boa parte de suas vidas à coleta de informações e à pesquisa do fenômeno. São os ufólogos. Rotulados pela sociedade como loucos ou celebridades, não importa, eles continuam pesquisando.
Contudo, mesmo depois de 50 anos do início da chamada “era moderna da Ufologia”, esta ainda não conseguiu estabelecer-se como ciência de fato, e, infelizmente, muitas vezes vira alvo fácil de críticas infundadas de leigos ou cientistas que pouco conhecem da real extensão do fenômeno.
Quantas vezes você não ouviu no noticiário um astrônomo famoso dizer que aquele objeto voador não identificado captado pelo radar e visto fazendo manobras miraculosas por um piloto de avião era o planeta Vênus?
Constantemente, credita-se ao amadorismo dos pesquisadores a culpa por não se ter chegado a uma conclusão sobre a real existência ou não do fenômeno. O fato é que os profissionais ou cientistas que normalmente levantam essa crítica não chegaram sequer perto das informações com que lidam esses pesquisadores.
Agora, com a chegada da Internet, um espaço alternativo, a Ufologia está ganhando fôlego. É a mídia perfeita para a troca -rápida- de informações entre ufólogos e, mais importante, é também um excelente veículo para dar conhecimento à sociedade sobre o que está acontecendo no mundo, no campo da Ufologia. Mas um cuidado é essencial: separar o joio do trigo.
É neste contexto que se insere o site “Vigília”, uma iniciativa independente da chamada comunidade Ufológica, mas com apoio do CEPEX (Centro de Estudos e Pesquisas Exológicas de Sumaré -SP). Esperamos poder proporcionar aos internautas um conhecimento maior sobre o Fenômeno UFO, sob um ponto de vista crítico e com uma abordagem jornalística, tratando o tema com seriedade e tão próximo quanto possível da metodologia científica. “Vigília” espera, assim, dar uma pequena contribuição à divulgação da Ufologia e à pesquisa.

----publicidade----
Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

As esferas voadoras na história da Ufologia Aviões e óvnis O que caiu em Caieiras na noite de 13 de junho de 2022? Extraterrestres: é a ciência quem diz! As etapas da pressão sobre o governo dos EUA em relação aos óvnis/UAP
×