fbpx
Notícias

História de semente de “vida espacial” reaparece e causa polêmica

Compartilhe:

A existência de uma espécie de micro esfera supostamente artificial vinda do espaço que expeliria material biológico alienígena voltou aos noticiários há poucos dias. Com a notícia, replicada internacionalmente após matéria veiculada em diversos tabloides, entre eles o informativo Daily Mail, reacendeu-se a discussão em torno da ideia da panspermia, hipótese segundo a qual a vida se espalharia no universo a partir de sementes que atravessam os espaços interestelares.

----publicidade----
Micro esfera seria um micro-ovni portador de sementes de vida alienígena?
Microesfera seria um micro-ovni portador de sementes de vida alienígena?  (Crédito: Universidade de Birmingham)

Neste caso, em especial, a presença de micro esferas metálicas indicaria uma ação planejada por uma civilização tecnologicamente capacitada, não um processo evolutivo natural do universo.

O estudo que deu origem à polêmica é de autoria de pesquisadores das universidades de Birmingham e de Sheffield, na Inglaterra. O grupo, liderado por Milton Wainwright e Chandra Wickramasinghe, da Universidade de Birmingham, publicou suas conjecturas no “Journal o Cosmology”.

O achado veio após o envio de balões a uma altitude de 27 quilômetros para coletar partículas na estratosfera. No ressurgimento, o grupo de astrobiólogos acabou capturando uma minúscula esfera metálica. Até então, nada parecido havia sido encontrado na Terra, o que daria aos pesquisadores indícios da origem extraterrestre. O interior continha um líquido descrito como espesso e viscoso, supostamente de material genético, segundo a imprensa. E esse conteúdo era expelido por um orifício.

----publicidade---- Loja do Portal Vigília - Estampas exclusivas para quem veste a camisa da Ufologia

Mais estranha ainda foi a composição da esfera identificada pelos pesquisadores: análises de raios X revelaram titânio, com traços de vanádio. A partir da violência do impacto no coletor, os pesquisadores sugerem que ele tenha chegado até a Terra por meio de um cometa.

Segundo o líder do estudo, Milton Wainwright, do Centro de Astrobiologia da Universidade de Birmingham, em entrevista a outro tabloide jornal britânico, o Express, trata-se de “uma bola de diâmetro comparável ao de um cabelo humano, que tem vida filamentosa na parte externa e um material biológico espesso escorrendo de seu centro”.

Noticia requentada, conclusões sem provas

Enquanto a informação se transformava num “furor viral alienígena”, como descreveu o jornalista especializado em divulgação científica Salvador Nogueira, ele foi um dos poucos a buscar uma dose de informação embasada para vacinar a rede.

----publicidade----

Conforme destacou em artigo no seu blog, Mensageiro Sideral, o estudo em si, agora com uma abordagem alternativa, não é exatamente novidade. O grupo apresentou suas ideias ainda em 2013 e é conhecido por defender o conceito da panspermia aos quatro ventos, ainda que não tenham provas conclusivas.

Salvador lembrou ainda que além de não existir qualquer prova concreta de artificialidade da esfera de titânio, também não existe qualquer evidência de que o conteúdo que “vazou” seja biológico. Tudo que os pesquisadores sabem efetivamente é que o conteúdo que vazou é rico em carbono, e só. E ainda destacam: “Titânio e vanádio são comuns na Terra e no cosmos, e também já foram encontrados em Marte e em cometas. Titânio também existe na Terra na forma de microesferas de dióxido de titânio feitas pelo homem e em fuligem derivada de carvão.”

Por último, uma acusação séria apontada pelo jornalista põe em dúvida a metodologia do próprio “Journal of Cosmology” — que ele intitula de “infame” –, onde foi publicado o artigo. “Se diz uma publicação científica, mas reúne a mais variada coleção de disparates”, ataca. Pior, um dos editores do periódico é o próprio Chandra Wickramasinghe, também autor do artigo publicado sobre a misteriosa bolinha de titânio!

----publicidade----

—————————

LEIA TAMBÉM

Cientistas desmentem afirmação que coronavírus veio do espaço

Nave robô pode ter encontrado indícios de vida extraterreste em cometa

Italianos dizem ter achado prova de que a vida se originou fora da Terra

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

As esferas voadoras na história da Ufologia Aviões e óvnis O que caiu em Caieiras na noite de 13 de junho de 2022? Extraterrestres: é a ciência quem diz! As etapas da pressão sobre o governo dos EUA em relação aos óvnis/UAP
×