fbpx
Notícias

Ex-coronel mantém versão de OVNI em Rendlesham, na Inglaterra, e diz ter provas

Compartilhe:
Coronel Charles Halt: testemunha ocular (Foto: Reprodução)
Coronel Charles Halt: testemunha ocular (Foto: Reprodução)

O coronel norte-americano reformado Charles Halt, 35 anos depois do episódio, mantém seu relato segundo o qual um OVNI (Objeto Voador Não Identificado) teria pousado perto da base aérea americana de Bentwater, na região de Suffolk, na Inglaterra. Em recente entrevista à rede BBC de televisão, depois de confirmar que viu tais objetos na floresta de Rendlesham, ele garantiu que agora conseguiu reunir declarações dos operadores de radar das bases próximas da Força Aérea Real britânica (RAF). Estas declarações confirmariam que um objeto de fato foi monitorado pelos sistemas de radar naquela época.

----publicidade----

O tema é bastante controverso. O caso, ocorrido em dezembro de 1980, é conhecido como o “Roswell” britânico, numa referência ao famoso caso norte-americano que supõe a queda de um ou mais UFOs em Roswell, no Novo México. A diferença aqui, além de não haver a suposta captura de um humanóide, é que parte das testemunhas em primeira mão, entre elas Charles Halt, estão vivas para contar a história. Além do fato de notoriamente terem havido investigações oficiais sobre o ocorrido.

Tanto Halt, de 75 anos, quanto membros da equipe de segurança da base de Bentwaters teriam visto o objeto.
Ele era vice-comandante da base na época e hoje vive na Virginia, nos Estados Unidos. O coronel afirma que seus colegas não quiseram falar sobre o assunto até se aposentarem, mas que, recentemente, teriam confiado a ele seus depoimentos por escrito.

“Eu tenho confirmação de que (os operadores de radar de Bentwaters) viram o objeto passar por seus 96 km de área (monitorada) em dois ou três segundos, milhares de quilômetros por hora. Depois, ele voltou para o campo de visão do radar e parou ao lado da caixa d’água. Eles o observaram e o viram entrar na floresta onde nós estávamos”, disse Halt.

----publicidade---- Loja do Portal Vigília - Estampas exclusivas para quem veste a camisa da Ufologia

Várias equipes de pesquisadores e ufólogos tentaram obter gravações ou cópias dos registros de radar, mas, segundo diversos autores, as gravações do dia, mesmo as britânicas, desapareceram. Teriam sido requisitadas por oficiais da Força Aérea dos EUA (USAF), que foram prontamente atendidos.

“O que quer que fosse (o objeto voador), estava claramente sob controle inteligente”, sustenta Halt. O Ministério de Defesa britânico disse à BBC que não lida mais com relatos sobre óvnis. De fato, desde 2009 oficialmente alega ter deixado as investigações sobre supostos extraterrestres. Há alguns anos, a armada de Sua Majestade vem liberando documentos acerca do Fenômeno UFO. Mas curiosamente, sobre Rendlesham, liberou basicamente apenas correspondências públicas.

Mapa da região de Rendlesham Forest, com a localização das bases militares à época do episódio
Mapa da região de Rendlesham Forest, com a localização das bases militares à época do episódio

O ufólogo britânico John Hanson diz considerar Halt uma testemunha confiável. Segundo ele, houve um “esforço coordenado para esconder a verdade” sobre as supostas aparições em 1980. Para Hanson, as provas de que o óvni teria sido captado pelo radar enfraquecem a versão do governo na época, de que o fenômeno se tratava de pessoas que interpretaram incorretamente as luzes de um farol.

----publicidade----

Depoimentos de militares aposentados

Entre os depoimentos que estariam em poder de  Charles Halt, dois são bastante aguardados. Os dos seguranças da Força Aérea americana, John Burroughs e Jim Penniston, que foram os primeiros a relatar que teriam avistado luzes estranhas em 26 de dezembro de 1980, próximo à base de Bentwaters. A base foi usada pelos Estados Unidos desde a Guerra Fria até 1993.

O coronel Halt também gravou um depoimento na época descrevendo seus esforços para encontrar a origem da fonte de luz. Ao longo do tempo, foi sugerido que as luzes vistas na floresta de Rendlesham podem ter sido testes de projetos militares, uma viatura de polícia, um helicóptero carregando uma cápsula falsa da nave espacial americana Apollo, uma brincadeira de aviadores e as luzes de um farol em Orford Ness.

Com informações da BBC

Compartilhe:

6 thoughts on “Ex-coronel mantém versão de OVNI em Rendlesham, na Inglaterra, e diz ter provas

  • O cara era AMERICANO a base era americana. Confiram as informações. Voces nunca leram nada a respeito? CARACA!

    Resposta
    • Jeferson Martinho

      Verdade Xicotripa! Valeu pela dica, já foi corrigido… na verdade, escorregamos na pressa… Mesmo porque já publicamos outras matérias anteriores identificando o coronel como norte-americano. Aliás, fica o convite pra você conferir os textos anteriores exclusivos que publicamos aqui, deste que consideramos um dos melhores casos da Ufologia mundial! Abraço

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

As esferas voadoras na história da Ufologia Aviões e óvnis O que caiu em Caieiras na noite de 13 de junho de 2022? Extraterrestres: é a ciência quem diz! As etapas da pressão sobre o governo dos EUA em relação aos óvnis/UAP
×