Home Opinião Ciclos marcianos, retrospectiva e Ano Novo

Ciclos marcianos, retrospectiva e Ano Novo

88
0
COMPARTILHE

Ano Novo sempre vem com aquele cheiro de promessa… “Vou entrar na academia, deixar de fumar, começar o regime, trocar de emprego, ler aquele livro…” Bom, no Portal/Revista Vigília não conseguimos nos esquivar da promessa de tornar a atualizar com mais freqüência. Também, não é promessa, é dívida. Toda semana mais de uma dezena de mensagens nos chegam clamando (ou reclamando, nada mais justo) o fim da paralisia de um dos mais respeitados portais brasileiros sobre Ufologia. Sim porque o que começou como um hobby transformou-se rapidamente num gigante; e cresceu igualmente a responsabilidade.
Mas 2004 foi um ano esquisito. Por um lado, este editor que vos dá satisfações agora padece de uma espécie de ciclo marciano (algumas teorias da Ufologia dão conta de que as grandes “ondas” de avistamentos acontecem de dois em dois anos, devido à proximidade do Planeta Marte. Talvez resquício de um tempo em que se considerava a existência de ETs verdes vindos de Marte…). Não, não que ele seja abduzido de dois em dois anos. É que coincidentemente são anos eleitorais e representam a chance de fazer um pé de meia para um jornalista que, além de Ufologia, é apaixonado por política e marketing eleitoral.
Mas por outro lado também foi um ano em que pouco de novidade realmente quente se apresentou. A grande notícia para nós – a abertura dos arquivos secretos do governo brasileiro sobre OVNIs – ainda está na geladeira; a prova definitiva ainda está por aparecer e o contato derradeiro também foi postergado.
Mas seria injusto dizer que nada aconteceu. Tivemos algumas surpreendentes notícias que envolveram esforços de pesquisas mundiais. Foi assim o caso dos supostos OVNIs captados por imageadores infravermelhos no México, e parece que até agora é bem plausível a hipótese de terem sido chamas de plataformas de petróleo no Golfo do México. Alguns ufólogos podem protestar: “mas como militares treinados podem ter confundido uma coisa dessas”… Bem, o mistério da história pode até mesmo ser o porquê de a Força Aérea daquele país ter sido tão afoita em taxar de OVNIs os pontos luminosos no infravermelho. Enfim, o caso ainda está aberto a toda sorte de teorias. Por hora, a das plataformas foi a melhor pesquisada e preenche todos os requisitos objetivos (Mais sobre o episódio, clique aqui).
Empolgante mesmo tem sido a história dos alienígenas em Marte. Mas lá, os alienígenas somos nós – melhor dizendo, nossos autômatos – vasculhando o Planeta Vermelho e dando aos cientistas cada vez mais a certeza de que já existiu água em abundância em sua superfície. E quem sabe ainda esteja lá. Quem sabe mesmo haja vida microbiana, reforçando a tese de que a vida, m qualquer forma – até a inteligente – seja um fenômeno tão comum no Universo como a formação de estrelas ou planetas. E se há alguma evidência de que há ou houve civilizações em Marte, como sugeriam com mais veemência no passado alguns ufólogos, até agora a NASA não divulgou… Mesmo fornecendo imagens de quase todas as missões ao astro vizinho, aos borbotões, quase em tempo real, na Internet… É… Haja acobertamento!!!
Talvez a melhor notícia venha a ser mesmo um dado relativamente empírico: o número de entusiastas do assunto com espírito crítico e preparo científico para lidar com as falsificações e erros de interpretação, ao menos na comunidade virtual proporcionada pela Internet, parece estar crescendo na mesma proporção em que crescem as fotos e vídeos forjados graças à proliferação de máquinas fotográficas digitais e manipulação de imagens por computador.
Reiniciado mais um “Ciclo Marciano” no nosso Portal, retornamos à carga com as baterias renovadas, um fórum que não pára de crescer e render bons debates (sobretudo com o apoio de dois novos membros da Equipe Vigília, o Gustavo Latore e o Eusébio, na moderação), e, em breve, com mais novidades, tanto de conteúdo quanto de funcionalidades do site. Para que esse sonho de ano novo se realize por completo, convidamos aos internautas que quiserem (e puderem) a colaborarem conosco, sobretudo com traduções, textos para apreciação e sugestões de matérias.

Bom, 2005 está chegando… A todos os visitantes, apoiadores, entusiastas, colaboradores e participantes do Portal/Revista Vigília, nossos votos de um 2005 de muitas realizações e, quem sabe, algumas revelações ufológicas!

Boa navegação!
Jeferson Martinho

Deixe um comentário